O Evento



O evento ocorrerá no fim de semana 02 e 03 de Julho de 2011, na Pedra Branca, Palhoça, SC.
< Para divulgar/compartilhar esta página, utiize o LINK CURTO: http://verd.in/ol2k >

A Abertura da Temporada é o grande encontro do Montanhismo de Santa Catarina que celebra o início das atividades todos os anos, com a chegada do inverno.

A cada edição, o encontro acontece em um setor de escalada diferente de Santa Catarina. O formato itinerante do evento tem como função desenvolver e divulgar setores que têm relevante importância para a atividade, ou que apresentam potencial para se tornarem novos destinos de escalada.

Em cada setor que recebe o evento são realizados trabalhos de infra-estrutura que têm início meses antes da data marcada para o encontro. As melhorias para as rotas de escalada, desenvolvem o potencial do setor e melhoram as condições de segurança da escalada. Os trabalhos nas trilhas preparam o local para o aumento da visitação decorrente das novas facilidades de acesso. O trabalho de conscientização perpetua o uso sustentável dos recursos.

A realização da Abertura da Temporada na Pedra Branca advém da necessidade de reservar esta área e de melhorar as condições de segurança e acesso do local. Para isso é necessária a participação de todos que têm interesse em manter esta inesgotável fonte de bem estar.

As principais atividades realizadas durante o encontro são as Caminhadas, o Desafio de Escalada em Rocha, a Palestra com Slide Show, os Workshops, o Mutirão nas trilhas e o Jantar de Confraternização.

Participam da Abertura da Temporada, escaladores, caminhantes e montanhistas de todo Estado e de outras regiões do país, que se reúnem para trocar experiências e desfrutar das novas possibilidades de interação com o local.

Objetivos específicos

  • Promover o uso sustentável da área da Pedra Branca
  • Fomentar a criação do Parque Pedra Branca
  • Realizar melhorias nas condições de acesso e das proteções fixas à rocha nas rotas de escalada
  • Mapear e sinalizar as principais trilhas
  • Disseminar a consciência ambiental
  • Gerar renda direta para a comunidade local
  • Fortalecer o segmento de montanha
  • Promover o retorno aos patrocinadores

Justificativas

A área da Pedra Branca, apesar de sua importância, vem sofrendo com a degradação ambiental e o mau uso dos recursos que dispõe.

A real vocação desta reserva natural é mascarada pela falta de estrutura e articulação política para dar-lhe suporte, mas a pressão advinda da necessidade de contato com a natureza que a própria sociedade vem deflagrando, poderá culminar na justificativa para sua preservação.

A realização da Abertura da Temporada de Escalada e Montanhismo na Pedra Branca vem a somar na qualificação da área para o uso sustentável, além de tomar a frente nas ações de recuperação e empoderamento da comunidade local para esta nova forma de se integrar.