O Local

A abertura da Temporada de Montanhismo de Santa Catarina de 2011 será realizada na Pedra Branca, entre os munícipios de Palhoça e São José, a cerca de 15 Km de Florianópolis.

< Para divulgar/compartilhar esta página, utiize o LINK CURTO: http://verd.in/piu5 >



O Morro da Pedra Branca é um morro com cerca de 500 metros de altitude, localizado na cidade de São José (Santa Catarina), próximo a divisa com o município de Palhoça. Com o desenvolvimento das cidades à sua volta , se tornou uma ilha de Natureza, e mantém suas matas resguardadas justamente pelas condições do relevo, que lhe confere magnitude por sua imponência.

Se, como Reserva Natural, a Pedra Branca detém indiscutível importância, para o montanhismo, é o ícone que representa a genuína aventura, a toda classe de escaladores.

A estética de sua face rochosa com paredes de 130 metros de altura e a qualidade das rotas que ali foram conquistadas fez da Pedra Branca um dos mais respeitados setores de escalada do Estado.

A primeira ascensão da parede foi em 1980 e, historicamente levou a Pedra Branca à conhecimento nacional, por empregar técnicas avançadas, pela primeira vez utilizadas no Brasil.

A Pedra Branca conta hoje com mais de 30 rotas de escalada e variantes, e ainda dispõe de um enorme potencial para ser desenvolvido, além das inúmeras caminhadas que percorrem locais com vistas privilegiadas, nascentes de água e Mata nativa preservada.

A comunidade de escaladores tem realizado diversos trabalhos para a conservação da área. A Abertura da Temporada é uma forma de alavancar estas ações e direcionara área para um uso sustentável.

O evento contará com três sedes: a Cidade Sustentável Pedra Branca, o Camping e o Topo da Pedra Branca.



Na cidade sustentável estaremos instalados no Showroom Sustentável. Ali  haverá parede de escalada aberta ao público, o receptivo do evento; e os workshops, palestras, saída para caminhadas, exposição de fotos e feira dos patrocinadores acontecerão neste local.

No topo da Pedra Branca é que o evento acontece: além de estar aberta aos escaladores, os plantios de mudas, simulado de resgate e Desafio de Escalada em Rocha acontecerão lá. As caminhadas guiadas são a oportunidade para que todos possam conhecer suas trilhas e a Pedra Branca.

Para passarmos as noites, o local escolhido foi o camping do Peri, local onde também serão realizadas todas as refeições e os Slides Shows, à noite. É um local estratégio, por ser no início de uma das trilhas que leva ao topo da Pedra Branca.

Haverá um ônibus disponível aos participantes, para o trajeto camping-showroom-camping, tanto no início e final do dia, quanto para as saídas das caminhadas.